“Minha sobrinha de 9 anos mente muito articuladamente e rouba...”

Posted: | por Felipe Voigt | Marcadores: ,
Desculpe não começar com o "Querido Ogro", mas inicialmente gostaria que me tirasse uma dúvida: trabalha com crianças? Sou uma tia que procura ajuda pra minha sobrinha de 9 anos que mente muito articuladamente e rouba... Vou te contar o que acontece em relação às mentiras e por cima como é a vida dela até hoje.

Há quatro anos nos mudamos para o interior de São Paulo. Antes de virmos pra cá, ela tinha uma boa relação com a mãe e nós da família, que sempre tentamos educá-la da melhor forma possível, com muito amor e valores. O pai sempre foi péssimo, brigava com a mãe dela e com a gente na frente dela, mas saiu de nossas vidas rapidamente e ela continuava sendo carinhosa, brincalhona, enfim, era criança.

Depois que viemos pra cá, minha irmã se casou com um homem bem mais velho e com filhas, duas que moravam com eles. Só que essas meninas sempre foram de minimizar minha sobrinha. Pedimos pra minha irmã deixá-la aqui com a gente, mas ela não aceitou, o que frustrou um bocadinho a minha sobrinha.

Ela já estava com o comportamento bem diferente, estava mias ríspida e bem aturdia, e dizia preferir ficar aqui em casa. Da primeira vez que aconteceu, ela fingiu ter encontrado R$ 50 no banheiro do cinema com a minha mãe no shopping e nem desconfiamos, até compramos um sapatinho pra ela com o dinheiro "achado". Em outra vez, ela disse para minha mãe que tudo que ela pensava acontecia e que ela queria achar R$100 e foi passear de novo com uma tia da minha mãe... e "achou" os R$100 trocadinho! Só que minha mãe já desconfiava dela e tinha contado o dinheiro que guardava antes de sair.

Tentamos conversar com minha sobrinha e ela negou até o fim, mas vira e mexe sumiam coisinhas aqui em casa, tipo um batom, brinco, essas coisas pequenas. E já sumiu uma quantia pequena de dinheiro na loja da minha irmã. Conversamos com uma psicóloga amiga da minha mãe e ela foi falar com minha irmã, mãe da menina, mas ela ficou receosa de contar para o marido e nada fez. Só que a filha mais nova do marido dela tem a idade da minha sobrinha e faz mais ou menos as mesmas coisas que ela.

Recentemente ela levou um sapato da minha irmã mais nova escondido dentro do casaco! Mas a mãe dela viu o movimento das duas no banheiro da loja e devolveu o sapato, mas antes dela sair daqui a minha mãe tinha perguntado o que era aquilo no casaco dela e ela disse que não era nada... Enfim, ela sempre mente quando é "pega" e não mostra arrependimento nenhum, nenhuma das duas meninas demonstram...

Nós aqui de casa queríamos trazê-la de volta pra cá, mas a minha irmã não aceita. Já estamos procurando um psicólogo que possa cuidar das duas meninas, mas se de repente você pudesse me dar uma ajuda, mesmo que seja só sua opinião, só para que possamos nos nortear melhor seria ótimo.

Me desculpe tomar seu tempo. Obrigada.


Só pra esclarecer uma coisa: eu não “trabalho” com nada, apenas dou minha opinião sobre o que acontece. Não sou profissional, tampouco sou formado, sou o famoso “palpiteiro”. Só pra constar mesmo, ok?

Bom: pode ser que a influência da outra faz sua sobrinha agir assim pra se sentir inserida. Tipo aquele adolescente que fuma porque todos do grupo fumam e tiram sarro dele porque não faz o mesmo. Isso pode ser também disputa por atenção, onde ela rouba pra compensar a falta de "amor" que recebe em casa, já que agora o amor é dividido e ela tenta compensar se apropriando do "amor" alheio.

Assim como pode revelar uma simples adaptação, gerando pequenos transtornos, pode ser que algo mais grave esteja acontecendo: às vezes crianças dão sinais "estranhos" quando vítimas de algum tipo de abuso. Pode ser exagerado cogitar isso, mas pode ser que não... É preciso se cercar de hipóteses e, nesse caso, nunca é demais abrir os olhos. O fato de ser uma mudança brusca com um outro homem na vida da mãe é algo a ser realmente levado em conta. A própria atitude da mãe, com medo dele, pode ser um indício.

Uma conversa com a menina, sem acusações e sem complacência, deve emitir alguma luz. Não dá pra chegar apontando o dedo pois corre-se o risco de afugentá-la e estimular outros atos, assim como também não dá pra minimizar demais, pois é perigoso acostumá-la à prática. É preciso reforçar que todo bem deve ser conquistado e não tomado assim. Tudo sem humilhá-la, já que a vergonha será um fator presente quando for pega. O famoso “e se alguém pegasse algo seu que você gosta muito?” sempre ajuda a estabelecer um parâmetro.

E, claro: botar a mãe no lugar de mãe, né? Cobrar responsabilidade dela nessa situação delicada, perigosa e presente na realidade da família. Mas faça isso longe do marido e das filhas dele. Pode ser que a presença dele a iniba e a impeça de se abrir ou de ouvir sem filtros auto-impostos. Ou ela apenas está fazendo "birra" do tipo: "na minha filha mando eu... HUNF!".

Como disse: pode ser só uma fase de adaptação ao mundo novo ou um silencioso grito de socorro. As influências recebidas e os sinais emitidos dão brecha para as duas interpretações. Um profissional é o mais indicado para saber identificar de onde vem esses sinais.

E enquanto isso, fique atenta.
É preferível errar pelo excesso do que errar se omitindo.

3 comentários:

  1. MAGIANTIGA disse...
  2. Oi Ogro, oi Tia..
    Olha, existem vários ângulos que podem ser observados, mas vou ser o mais objetiva possível:
    1o. A menina com 9 anos, não tem um código moral já instalado, e com certeza ela está agindo desta forma com orientação de alguém ou simplesmente para chamar atenção para sua insatisfação com a mudança que ocorreu em sua vida. É necessário atenção e muita conversa para que ela consiga expor o que sente.

    2o. Pode ser uma forma de demonstrar abuso, então estejam atentos para os novos convívios. Crianças tendem a fazer coisas que chamem a atenção para elas, mesmo que aos nossos olhos sejam muito erradas e denotem uma fraqueza de caráter.
    O que deve ser levado em consideração é a tenra idade e a falta de código moral que ainda não foi instalado por completo. O que ela tem feito pode não ser pelo valor das coisas, mas para suprir um "buraco emocional" que se abriu dentro dela.
    É necessário que façam um acompanhamento com psicólogos ou psicanalistas especializados no trabalho com crianças.
    Se não tiverem condições, procurem o conselho tutelar da sua cidade, que com certeza conseguirão ajuda gratuita!
    Não pequem por omissão.
    Atos podem se tornar hábitos.
    Bjs de luuuzzzzz
    Roberta Fioravante

  3. Evelyn Paparelli disse...
  4. Tia,

    O assunto é muito mais sério do que se pensa, o que hoje pode parecer apenas "chamar atenção" amanhã pode se transformar num problema muito maior, um "crime", sem contar que de um "vicio" passa-se para outro quando este ja não mais for suficiente.
    Concordo assim com querido Ogro e Magiantiga que tem que se tomar providencias agora, hoje, já...sem dó nem piedade, pra que no futuro ninguem se arrependa de não te-lo feito.
    Vendo que voce se preocupa e ama muito a menina, tenho certeza de que irá ajuda-la a tempo.
    Boa Sorte!

  5. Moisés disse...
  6. Olá, Bom dia estou passando uns problemas com minha filha de 9 anos que menti muito e acredita que esta pegando dinheiro em casa outro dia sumiu R$20,00 de casa quando foi no outro dia ela falou que achou 10 e no outro dia mais 10 desconfiei logo tentei arranca de todo o jeito, a verdade mais ela negou ate a morte preciso de ajuda por favor alguém me oriente agradeço quero tira minha filha disso amo muito ela.
    aceito ajuda qualquer coisa vou deixa meu E-mail aqui pra quem pode me orientar como ajuda lá agradeço muito.

    moisesdelima@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...