“É inaceitável o que ando vivendo e quando falo que estou indo embora ele ameaça a me bater mais”

Posted: | por Felipe Voigt | Marcadores:
Querido Ogro...

Hoje acordei com os braços e pernas roxas, cabeça doendo e pescoço dolorido, pela surra que levei do meu "marido"... Há um ano e dois meses estamos morando juntos e essa foi a quarta vez que ele me agrediu.

Larguei minha vida pra ficar com ele, abandonei amigos e família para viver com ele, uma pessoa que vive criticando tudo que faço ou penso. Uma pessoa que se acha O certo de tudo que faz e na verdade faz tudo errado. Ninguém pode falar um A mais alto que ele já é todo nervosinho. Ninguém pode colocar o dedo no filho dele, mas nos filho dos outros (eu) pode, né?

É inaceitável o que ando vivendo e quando falo que estou indo embora ele ameaça a me bater mais. Fico com medo, aturo e, no dia seguinte, não volto mais pra casa. Aí ele me liga, me infernizando, dizendo que irá jogar minhas coisas na porta do meu serviço, que eu vou me arrepender plenamente, etc. etc...

Volto pra casa da minha mãe, humilhada, sem poder contar nada pra ninguém porque me sinto humilhada, engulo seco os comentários de que sou criança por não aturar um casamento, que casamento não é mar de rosa pra ninguém,... Mas ninguém sabe o que vivo.

Aí depois de dois dias ele me liga, me pede desculpas e diz que fez isso porque não respondo as perguntas dele, por que ignoro ele. Ele diz que preciso de um psicólogo, que preciso de ajuda, que trouxe problemas da minha família. Mas o problema é ele...!

Sou nova, trabalho, estudo, viajava, não precisava dar um real dentro de casa, Hoje não vejo nem esse um real do meu salário porque deixo tudo com ele. Comprei um carro com ele, montei uma casa com ele. E quando saio de casa, saio só com minha roupa do corpo.

Eu me odeio pelo que estou passando e não to conseguindo mais superar, não agüento mais chegar na minha mãe com minhas malas nas costa, e pedir pra voltar....

Minha cara,

Na boa: você está esperando o que pra agir e sair dessa vida? Algum cavaleiro num cavalo branco, em pose de príncipe, para salvar das garras do dragão a princesa raptada e viver feliz pra sempre? Meu anjo, isso só funciona em ficção. Aqui na vida real, dolorosamente real, precisamos caçar o dragão à unha e ainda xingar de bunda-mole o príncipe que estava ocupado demais escovando o cavalo!

Muitas mulheres se prendem aos caras errados por uma dezena de motivos. Há quem fique com o marido por ser conveniente, já que é o cara é um bom provedor da casa, há quem fique com medo da solidão e de não encontrar mais outro alguém, há quem se prenda à história que tiveram juntos e se sujeita aos ataques físicos e emocionais, há quem tenha medo de ser injusta e causar dor ao outro...

E nessa montanha de medo e vergonha, a mulher aprende a respirar com o ar que recebe: toma patada o dia todo, é injustiçada e ignorada frequentemente, mas ao receber um pequeno gesto de “atenção”, acha que aquilo é tudo o que merece receber. Esse “condicionamento ao carinho escasso” é uma das piores crueldades que um homem pode fazer a uma mulher. A mantém sob rédeas morais e emocionais tão presas e tão curtas que ela simplesmente esquece como é ser bem tratada por outras pessoas. Simplesmente acata a condição de submissão.

E nesse meio-tempo, a forma dela ser “vista” é apenas sexualmente: por 5 minutos ele vai ter nela um pouco de afeto, um pouco de “carinho”. Ele a verá como uma buceta a ser penetrada e não como uma mulher a ser almejada e admirada. Acredite: há MUITA mulher que confunde esses 5 minutos sexuais como se fossem demonstração de amor. E até nesse quesito ela é totalmente ignorada e subjugada.

Qual a diferença entre os homens que agridem fisicamente e os que agridem emocionalmente, moralmente, psicologicamente? Nenhuma! Em todos os casos, estão comentando uma violência cruel contra um ser que merece respeito e, no mínimo, zelo. No seu caso, vejo dois pontos muito fortes: o medo do julgamento da sua família e a sua total incapacidade de manter sua decisão de se ver livre dele. A culpa não é só sua, mas a responsabilidade é. Não sei como você foi criada, quais exemplos recebeu quando criança, como foi tratada em outros relacionamentos... mas tudo indica que você está num processo de afloramento, está tentando manter viva a mulher que vive dentro de você. E não está mais agüentando ser tratada assim. Ainda bem que chegou nesse ponto de indignação. Muitas demoram décadas, outras sequer chegam a esse grau de compreensão. Passarão a vida sentadas, chorando e achando que viver é isso. Mas viver é muito mais do que isso, minha cara... muito mais!

Conheço casos muito parecidos com o seu, de mulheres que não tinham mais outra opção, que achavam que isso era tudo o que teria o resto da vida, e que aprenderam que merecem muito mais do que recebem. É um processo longo, difícil, mas uma vez que entrar nessa compreensão, nunca mais voltará a ser como antes. Mesmo que caia em contradição entre o que sente e o que expressa, você saberá, dentro de você, o que é certo. E isso vai te guiar para a decisão mais sensata e menos cruel.

Essa guerra psicológica que ele faz é natural de quem não sabe lidar com pessoas profundas. Fica na superficialidade de tudo e quando questionado sobre questões mais focadas, mais vitais, irá apelar para a violência. Essa é a única discussão que ele sabe que ganhará contra uma mulher. Covardes são assim: machões e superficiais. Conheço o tipo aos montes...

Você viajava e conhecia pessoas.
Agora ele te enclausurou no mundo ignorante e fechado dele.

Era financeiramente independente.
Agora ele te faz prestar contas até do cigarro que compra.

Antes era articulada e conhecia muita coisa.
Hoje é rebaixada a cada palavra que emite e tem de aturar críticas ao que faz e pensa.

Quando ele se toca do que está acontecendo (e das conseqüências dos atos dele), ele pede desculpas. Só que ele não elenca quais os motivos estão o fazendo se desculpar, né? É o típico pedido genérico: “Olha, desculpe-me por qualquer coisa que eu tenha feito, tá? Estamos bem? Agora vem cá e me chupa”.

Ele nunca saberá por quais motivos deverá pedir desculpa simplesmente porque não acha que esteja fazendo algo de ruim a você. E logo depois do “perdão pedido de joelhos”, ele começa o ataque de volta: diz que você está sendo relapsa quanto ao casamento, que não está se dedicando, que está jogando tudo fora e que o problema é da sua cabeça, que precisa de tratamento. E ainda: que isso é coisa da sua educação e que sua família é responsável pela “desgraça” que você é.

Só que o filho da puta se esquece que ele te reprimiu, te rebaixou, te impôs essa desgraça toda. E você, por medo e vergonha, engoliu. Pois tá na hora de cuspir essa porra... inclusive na cara dele! Me disse que largou sua vida por ele, abandonou amigos e família. Aposto que escondeu de todos a real face do seu “marido”, não? E por que escondeu? Para que preservá-lo? Para se preservar? Não importa: não preserve mais. Conte para sua família o que acontece. Diga que escondeu isso por tanto tempo por vergonha. Se assuma fraca – todos somos fracos - e depois mande um foda-se para aqueles que disserem que você precisa relevar isso. Diga que está se abrindo para que todos vejam a sua realidade e que não a questionem mais sobre “não aguentar um mero casamento”. Aposto que as que dizem isso nunca foram agredidas pelo marido. Felizmente elas não devem saber como é isso.

Reaja, caralho!

Não tenha pena de si por se ver nessa situação. Isso é mais comum do que você imagina: em cada quatro mulheres, uma passa pelo que você está passando. Isso é comum mas não é natural. As ameaças de que vai te bater mais se você fugir serão sanadas indo a uma Delegacia de Defesa da Mulher. Você encontrará respaldo psicológico e apoio legal. Ele precisa começar a sentir medo de volta. As ameaças dele são feitas dessa forma porque ele sabe que surtem efeito em você.

Devolva o medo, seja forte... a sua fortaleza está justamente na sua fraqueza. Só aqueles que tem vontade de viver conseguem assumir sua própria fraqueza. Os demais se acham fortes pois tem medo de conviver com o castelo em ruínas que trazem dentro de si.

Recorra à amigas, mesmo que elas estejam distantes. Aposto que encontrará pelo menos uma que irá te dar abrigo afetivo e o apoio que tanto sente falta. Sua família mesmo poderá te surpreender ao te abrigar enquanto lida com a separação definitiva desse crápula.

Está na hora de mudar sua vida de novo. Você teve coragem pra abandonar tudo e viver ao lado dele antes, não teve? Então tem a obrigação de ter a mesma coragem agora para se ver livre dele e reconquistar tudo o que perdeu.

Há pessoas no mundo podem te fazer se sentir uma mulher, de fato.
Não tire a chance delas de te conhecer.
Você merece mais, cacete!

6 comentários:

  1. Carol Viana disse...
  2. Há pouco estava eu pensando sobre migalhas de atenção. E eis q esse texto me cai no colo para ler.Impossível não comentar e não reforçar aquilo que penso e acredito.
    Todas nós estamos sujeitas a esse tipo de comportamento e infelizmente ainda passamos por isso, seja no âmbito físico ou emocional, como citou o Felipe.
    Às vezes não chega nem a ser caso de violência, como infelizmente chegou o seu.
    Concordo com tudo o que o Felipe escreveu, sem demagogia.
    A questão principal, como mulher que sou e que supostamente entende a sua forma de sentir tudo,é a forma como nós mesmas vamos deixando isso acontecer.
    E já que somos nós mesmas que acabamos "deixando" isso acontecer, a boa notícia é que depende de nós sair disso.
    Antes de tomar as atitudes cabíveis ao caso, pare um pouquinho, respire. Lembre-se de você, sinta saudade da moça livre, que viajava, tinha amigos, era independente e corajosa o suficiente pra largar tudo isso. Muitas mulheres acham que não existe meio-termo. Que ou você é independente e sozinha ou tem um parceiro e é tolhida de toda a sua vida pessoal. Conheço pessoas que fizeram e continuam nessa, acreditando que a escolha de viver com alguém implica na renúncia de si mesma.
    Sinta saudade de você... da pessoa que era, que conquistava tudo. Porque quando a gente sente saudade a primeira coisa que faz é ir atrás. Então... vá atrás de si mesma, de quem você foi e precisa voltar a ser. Isso vai te dar forças para tomar todas as outras providências. Uma das partes que mais me chocou no seu relato, foi saber que vc se largou pra trás por causa dele. E você é tão melhor que ele, sabia? Por isso ele reag a você dessa forma. Por isos ele te tolheu tanto, porque não conseguia ser o que você é, Homem assim tem que subjugar a mulher pra se sentir macho. Não dê isso a ele. Não se trata de sexismo. Qualquer ser humano covarde que encontra outro melhor pela frente quer diminuir seu brilho dessa maneira. E ainda tenta chamar isso de amor. Resgate a si mesma e siga em frente. Você pode!

  3. Anônimo disse...
  4. Muito do que o Felipe disse pra você poderia usar pra mim mesmo. Vivo num relacionamento que me sufoca, aprisiona, diminui e me faz mal, muito mal.
    Sinto-me um tanto mal ao ler tudo isso e não ter muito o que falar, pois já tentei inumeras vezes sair de vez desta relação e não consegui.
    Mas fiz avanços... e um avanço foi, definitivamente, o mais importante e a aconselho começar por ele: O DESLIGAMENTO EMOCIONAL DESTA PESSOA ... Sim, pois além dos muitos medos, das muitas inseguranças, no fundo a gente torce pela mudança, pelo famoso "tudo vai ficar bem" e até para que, o famoso conselho da família seja verdadeiro "É só uma crise, casamentos são assim" . Mas, amiga, não vai acontecer, aceite que é essa pessoa é essa merda e sempre será.
    Infelizmente, pessoas transformadas da água pro vinho, vilões que viram mocinhos por amor, só em filmes. Por isso digo, perca o amor, a consideração e qualquer carinho ou preocupação q tenha com essa pessoa que te faz mal. Esse é um ótimo começo. Fica melhor ainda quando nem raiva a pessoa consegue provocar. Apenas te deixa um gosto amargo de indignação, sabe, aquela coisa de se perguntar "Como pode uma pessoa ser tão cruel?".
    Coloque-o no monte dos qualquer um.
    Esse é o passo mais difícil, mas é o fundamental.
    Eu ainda estou trabalhando num ponto final prático, divisão de vidas, bens, filho etc... Mas o ponto final emocional já foi tomado. Não sou modelo, espelho ou vitima. Sou mais uma como você e como muitas. Diferentes, mas iguais.
    Você teve os melhores conselhos que alguém poderia dar através do Felipe.
    Mas de dentro de uma situação parecida, o que posso agregar até o momento é isso: Perca as esperanças de ter o homem que você se apaixonou ou imagina. Lide com o homem real. Quebre qualquer laço emocional ou sopro de esperança, que não permitam a indignação.
    Qualquer sentimento que a faça acreditar que mereça ser tratada desta maneira: culpa, cuidado, amor, zelo, esperança,paixão, desejo e até o ódio. A gente inventa de tudo pra se prender a alguém, ou a ilusão de um alguém que imaginamos.
    Se desobrigue a esperar, a acreditar, em dar uma chance.
    Quem precisa de uma chance de viver bem e feliz é você, somos nós!

  5. Anônimo disse...
  6. Muito do que o Felipe disse pra você poderia usar pra mim mesmo. Vivo num relacionamento que me sufoca, aprisiona, diminui e me faz mal, muito mal.
    Sinto-me um tanto mal ao ler tudo isso e não ter muito o que falar, pois já tentei inumeras vezes sair de vez desta relação e não consegui.
    Mas fiz avanços... e um avanço foi, definitivamente, o mais importante e a aconselho começar por ele: O DESLIGAMENTO EMOCIONAL DESTA PESSOA ... Sim, pois além dos muitos medos, das muitas inseguranças, no fundo a gente torce pela mudança, pelo famoso "tudo vai ficar bem" e até para que, o famoso conselho da família seja verdadeiro "É só uma crise, casamentos são assim" . Mas, amiga, não vai acontecer, aceite que é essa pessoa é essa merda e sempre será.
    Infelizmente, pessoas transformadas da água pro vinho, vilões que viram mocinhos por amor, só em filmes. Por isso digo, perca o amor, a consideração e qualquer carinho ou preocupação q tenha com essa pessoa que te faz mal. Esse é um ótimo começo. Fica melhor ainda quando nem raiva a pessoa consegue provocar. Apenas te deixa um gosto amargo de indignação, sabe, aquela coisa de se perguntar "Como pode uma pessoa ser tão cruel?".
    Coloque-o no monte dos qualquer um.
    Esse é o passo mais difícil, mas é o fundamental.
    Eu ainda estou trabalhando num ponto final prático, divisão de vidas, bens, filho etc... Mas o ponto final emocional já foi tomado. Não sou modelo, espelho ou vitima. Sou mais uma como você e como muitas. Diferentes, mas iguais.
    Você teve os melhores conselhos que alguém poderia dar através do Felipe.
    Mas de dentro de uma situação parecida, o que posso agregar até o momento é isso: Perca as esperanças de ter o homem que você se apaixonou ou imagina. Lide com o homem real. Quebre qualquer laço emocional ou sopro de esperança, que não permitam a indignação.
    Qualquer sentimento que a faça acreditar que mereça ser tratada desta maneira: culpa, cuidado, amor, zelo, esperança,paixão, desejo e até o ódio. A gente inventa de tudo pra se prender a alguém, ou a ilusão de um alguém que imaginamos.
    Se desobrigue a esperar, a acreditar, em dar uma chance.
    Quem precisa de uma chance de viver bem e feliz é você, somos nós!

  7. Anônimo disse...
  8. Muito do que o Felipe disse pra você poderia usar pra mim mesmo. Vivo num relacionamento que me sufoca, aprisiona, diminui e me faz mal, muito mal.
    Sinto-me um tanto mal ao ler tudo isso e não ter muito o que falar, pois já tentei inumeras vezes sair de vez desta relação e não consegui.
    Mas fiz avanços... e um avanço foi, definitivamente, o mais importante e a aconselho começar por ele: O DESLIGAMENTO EMOCIONAL DESTA PESSOA ... Sim, pois além dos muitos medos, das muitas inseguranças, no fundo a gente torce pela mudança, pelo famoso "tudo vai ficar bem" e até para que, o famoso conselho da família seja verdadeiro "É só uma crise, casamentos são assim" . Mas, amiga, não vai acontecer, aceite que é essa pessoa é essa merda e sempre será.
    Infelizmente, pessoas transformadas da água pro vinho, vilões que viram mocinhos por amor, só em filmes. Por isso digo, perca o amor, a consideração e qualquer carinho ou preocupação q tenha com essa pessoa que te faz mal. Esse é um ótimo começo. Fica melhor ainda quando nem raiva a pessoa consegue provocar. Apenas te deixa um gosto amargo de indignação, sabe, aquela coisa de se perguntar "Como pode uma pessoa ser tão cruel?".
    Coloque-o no monte dos qualquer um.
    Esse é o passo mais difícil, mas é o fundamental.
    Eu ainda estou trabalhando num ponto final prático, divisão de vidas, bens, filho etc... Mas o ponto final emocional já foi tomado. Não sou modelo, espelho ou vitima. Sou mais uma como você e como muitas. Diferentes, mas iguais.
    Você teve os melhores conselhos que alguém poderia dar através do Felipe.
    Mas de dentro de uma situação parecida, o que posso agregar até o momento é isso: Perca as esperanças de ter o homem que você se apaixonou ou imagina. Lide com o homem real. Quebre qualquer laço emocional ou sopro de esperança, que não permitam a indignação.
    Qualquer sentimento que a faça acreditar que mereça ser tratada desta maneira: culpa, cuidado, amor, zelo, esperança,paixão, desejo e até o ódio. A gente inventa de tudo pra se prender a alguém, ou a ilusão de um alguém que imaginamos.
    Se desobrigue a esperar, a acreditar, em dar uma chance.
    Quem precisa de uma chance de viver bem e feliz é você, somos nós!

  9. Sarah disse...
  10. Nem li o resto do cometário de Felipe pq fiquei agoniada pra te falar uma coisa: ACORDA PARA O MUNDO MULHER!!!!
    Onde vc vive??? Aloow estamos anos luz do tempo de Amélia. Aliás, acho que nem Amélia gostaria de viver assim. Vc tem medo de que? O que te prende a ele? NADA.
    Você é adulta, sabe trabalhar, sabe montar uma casa, saberá amar de novo outra PESSOA se for preciso.

    Ah pq montei a casa com ele. E dai? Eu lá ia lembrar das minhas coisas na hora de levar uma porrada. As coisas, as roupas vc compra de novo. Eu já estaria fora na mesma hora. A não ser que gostasse de apanhar.
    E outra, por mais que muitos não acreditem, mas existe lei e lei severa para ele. Maria da Penha foi criada para isso. Se vc for numa delegacia ESPECIALIZADA (DEL. DA MULHER) é instaurado o inquérito imediato e na mesma hora a policia recolhe o indivíduo. Ou será que vc tem pena dele? Ele não tem pena de vc na hora de te dar a porrada na cara ne?!
    E nao tem essa de voltar para casa da mãe e não falar: TEM QUE ABRIR A BOCA SIM! Pode ser que seus familiares a impeçam de voltar para esse marginal, ja que calada tu volta para o próximo round mesmo.

    Ele age com vc dessa maneira, porque vc deixa. Ele age com vc dessa maneira, pq é um covarde. Ele age com vc dessa maneira pq não gosta de vc. Ele odeia seu jeito, ele odeia sua presença, ele odeia por vc ter algo melhor do que ele.

    Agora vc deixa claro uma coisa, ele liga e vc aceita as desculpas e volta. Provavelmente gosta dele então. Só não gosta de vc mesma né?!
    Eu terminei um namoro pq o individuo me mandou calar a boca,imagina se tivesse levantado a mão para mim.

    Engraçado que em todo texto vc sabe que isso não é certo, que não gosta (claro) e ainda tá com ele?

    Ele era assim antes?? Pq se vc ja sabia que ele era assim, querida me desculpa mas a burra aqui ta sendo vc. Espero que não!!!

    Tenha amor próprio, lute por você. Lute pela sua feliciade, não tenha medo! Deixe de ser covarde com vc mesma.

    SE AME! Ele não é mais forte do que vc!

  11. Karla Siqueira disse...
  12. A situação dela é complicadíssima. Eu não teria aguentado a esse ponto.
    Seja forte mulher, vá ser feliz... há um mundo imenso aí fora esperando por vc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...