“Eu esperava aquele miserável que vem colocar todos os mortais que você conheceu até então no chinelo”

Posted: | por Felipe Voigt | Marcadores: ,
Querido Ogro:

Nunca acreditei na fidelidade masculina. Acho que foi uma maneira de criar uma defesa contra as coisas que eu “saberia” que enfrentaria durante a vida. É bem aquela coisa: homem não é fiel, pra que me desgastar com ciúmes e sofrimento e todas as decisões que implicariam acreditar que algum homem o seria e me decepcionar e sofrer e chorar e blá blá blá.

Bem, eu resolvi me preparar pro pior. Nenhum homem é fiel e devo levar minha vida de boa quanto aos “problemas” que surgirem. Mas toda máscara tem uma pegadinha nervosa, algo que vai te puxar pra baixo quando você menos espera, pois é, me pegaram. E pior, eu me peguei. Por mais que eu não quisesse acreditar no milagre da fidelidade sentimental AND sexual masculina, eu esperava o diabo do príncipe encantado, sim aquele miserável que vem colocar todos os mortais que você conheceu até então no chinelo.

Eu esperava por um homem que só quisesse a mim e que eu bastasse a ele. Daí começou a outra pegadinha da mascara da mulher-que-não-liga: EU, lógico o problema era comigo, tinha que ser a mais fogosa, a melhor dona de casa, a melhor profissional, a melhor cozinheira, a melhor mulher do mundo, pra garantir que aquele homem não precisaria de outra mulher. Lógico, o fato de um homem não ser fiel estaria diretamente ligado ao MEU potencial de atender todas as demandas sexuais, conjugais, sentimentais, etc etc etc... MAS QUE MERDA!!

Caiu, não funcionou. Eu fiz um modelo 2.0 da esposa perfeita que atendia TODOS os desejos do amado, que aceitava TODOS os devaneios e saídas... era a bacanuda. Pra melhorar a situação, sempre me senti atraída por mulheres e meu companheiro adorou a idéia do tal ménage, foi uma experiência maravilhosa pra mim, adorei sentir outras mulheres, eu realmente gostava daquilo, porém até aí me peguei em dúvida, pois a cada traição, era jogado na minha cara que ele ia “a caça” de mulheres pq EU gostava daquilo. Me senti culpada por querer isso, algo que eu achava bacana, virou um pesadelo. TOMEI NO CU, bem no cu não, nos córneos.... Não adiantou, fui traída, mas e aí? O que resolve?

Na busca maluca por alguém que só quisesse a mim e a mim somente, sem que eu tivesse que me tornar uma megera chata ditadora e controladora de passos eu só me fodia, não conseguia ser só eu, não conseguia relaxar, nunca me achava boa o suficiente.

Até que me senti bem, assim, do jeito que eu sou. Achei que poderia ter alguém meu, melhor que meu, COMIGO! Não importando meus defeitos e apesar deles me amando. Me respeitando em meus piores devaneios e compondo comigo uma história na qual eu estava inclusa, era aceita como eu sou.

Mas a ultima pegadinha foi que eu não me eduquei pra ser eu mesma, pra aceitar e acreditar que alguém pudesse me amar assim e cai na minha armadilha de não acreditar em mim, de não saber viver o diferente, o novo... Talvez por desconfiar que seria outra armadilha ou apenas por medo de me abrir e ver o que tem realmente dentro de mim.

Acordei, e ainda acho que talvez essa exceção esteja por aí. Mas vou colocar minha meia na lareira pro Papai Noel. Até ele chegar, gostaria de ler sua opinião sobre isso... vai que me convence de que exista mesmo. O homem fiel, não o Papai Noel. rs


Minha cara desconfiada desiludida,

Fidelidade é um assunto que vamos levar pra vida. Todo novo relacionamento haverá uma série de dúvidas baseadas em nossas próprias experiências. A tendência é a fatídica generalização. E generalizações são injustas, mesmo quando em um assunto tão delicado como esse. Comparações até são passíveis de existirem, mas generalizações não.

É preciso parar com essa história de que não há homem fiel. Entendo que seja muito difícil acreditar nisso, mas não dá pra achar que todos os homens do mundo são infiéis, mesmo que a esmagadora e alucinante maioria seja. Há exceções: um mesmo homem pode ter sido infiel a uma pessoa mas poderá ser leal a outra. Assim como aquele que hoje é fiel a alguém poderá não sê-lo a outro amanhã. É preciso levar em consideração uma coisa muito simples: em cada relação será uma nova relação com uma nova pessoa, por mais que ambos se baseiem em suas experiências passadas.

Dada a individualidade de cada relação, é prematuro ingressá-la já achando que será como a outra. E isso vale para ambas as alternativas: para aqueles que só tiveram relações leais e aos que só tiveram as infiéis. Ao começar um novo relacionamento, não dá pra esperar que seja igual ao anterior. Porque se for, o final será fatalmente igual.

Não há ninguém 100% fiel, mas há relações 100% fieis. E quando nessa relação fiel, o traidor da outra relação será fiel nessa atual. Entende a diferença? Ninguém é impassível de trair, mas também ninguém é passível de não-trair.

No seu caso, vejo que se baseou no que sempre ouviu dos outros, naquilo que eles se baseavam e formou um conceito próprio. Mas mesmo assim, esperava a porra da exceção que te desse um tapa na cara e gritasse para acordar para uma nova realidade, um novo padrão estabelecido em novos embasamentos.

Pensou que fosse um e o que encontrou? O mesmo de sempre. Pensou que fosse outro e o que veio? Novamente o mesmo de sempre. Tentou um outro e olha o que veio: de novo o de sempre! Assim, achou que apenas esse padrão lhe seria ofertado pela vida e deixou de esperar pela exceção, por mais que ainda sentisse a necessidade de sentir-se única para um homem e ver que o mesmo apenas teria desejo por você. Como seus homens não agiam assim, você se desapegou de esperar por mais, se contentou com o menos e acha que não merece nada além disso.

E se eu te disser que ainda não viu de tudo nessa vida? Que ainda não provou, pra valer, o gosto da lealdade de um homem que te ama? Que ainda não sentiu a sensação de fidelidade física e conceitual daquele que a ladeia? Pois se sentisse pra valer, saberia que há, sim, exceções para todas as regras, por mais lugar-comum que isso soe. E digo mais: não sentiu isso sem que precise se modificar em nada. Não precisará ser essa ou aquela: bastará ser você e isso será tudo o que ele precisará de você. Que seja honesta consigo mesma, que seja fiel aos seus sentimentos e aos seus desejos sobre o que esperar de alguém que alegue te amar.

O lance da fidelidade está ligada a lealdade e ao respeito. E você merece isso, creio que todos merecem. Mas aí vai do conceito de fidelidade-lealdade-respeito ao qual você espera do outro. Afinal, o teu homem pode até te trair, mas para que deixar isso claro nas atitudes e mostrar para você que fez isso e provar que ele pode ter outras mulheres? Isso não seria uma falta de respeito? Seria mais respeitoso ele te trair com outra mulher mas não deixar isso chegar aos seus ouvidos para não te machucar. Sei que é feio falar isso, mas seria mais respeitoso, sim!

Você se modificou e se adaptou ao que o outro esperava de alguém e o que aconteceu? Ele continuou a procurar outras. Se um dia ele perder, o que fará? Irá dizer que mudou, que não precisa de outras que será apenas você agora. Depois de um tempo ele volta pra zona de conforto e faz o que? Volta a agir de novo como antes, procurando outras mulheres. Vira um ciclo vicioso e pra que? Pra se satisfazer com pouco? Com metade? Ir dormir sabendo que não é o suficiente para ele e que não terá como ser única na vida dele?

Isso de trazer uma terceira pessoa pra relação sempre me soou muito delicado e complicado, pois abre esse precedente que abriu-se na sua relação: VOCÊ queria outra, logo ele também pode querer outra. Mas e se você quisesse outro? Ele aceitaria da mesma forma? A pergunta é retórica.

Homens tem tesão em duas mulheres juntas? Sim, a maioria tem. Mas eu não ficaria muito a vontade em saber que a pessoa que eu amo e que é dona do meu sentimento precisaria de outro alguém para satisfazer suas vontades. Seja essa outra pessoa um homem ou uma mulher. Para mim, é um terceiro em uma relação e isso demonstra que a relação está manca e carente de mais um pé. Claro que há exceções em toda relação e mesmo em uma assim seria preciso muita conversa e compreensão da coisa toda. Mas ao invés de me empolgar em ter outra mulher na minha cama, eu ficaria desconfortável ao saber que minha mulher precisa de outra pessoa.

Já traí, fui traído, fui fiel e senti fidelidade real na outra pessoa. Estive nos quatro lados dessas moedas. E sei que há, sim, como um homem ser fiel a uma mulher mesmo tendo sido infiel a outras. E há como uma mulher acreditar nessa fidelidade, mesmo tendo relações infiéis no passado. E tudo isso depende de uma única coisa: do sentimento que ambos nutrem.

Vou entrar no desgastado conceito de que se há amor, há fidelidade. Acreditei por anos que amor só existia entre mães e filhos. Para mim, por severos anos, apenas esse amor era real. E isso foi um conceito muito forte que me acompanhou e que baseei em minhas próprias experiências de que alguém só me amaria caso eu me modificasse e fosse diferente do que sou. Logo, essa pessoa nunca me amaria de fato, apenas amaria aquilo que eu me tornaria. Assim, qualquer pessoa poderia se tornar aquilo que ela esperava, então o amor não era por mim e sim pela idealização.

Mas um dia uma tijolada quebrou essa minha triste regra. Senti algo que para mim inexistia. E pago o preço até hoje por minha descrença. Acredito que seja assim agora com você: esperando essa tijolada que a faça rever todo um conceito. Mas nesse caso quem pagara o valor da sua descrença será ele.

Acredite que você mereça essa exceção. E ela existe. E justamente por se excetuar do restante é que é tão difícil de encontrar. Mas se eu tivesse desistido há tempos atrás, não teria sido surpreendido da forma tão agradável como fui. Será que você não devia esperar ser surpreendida positivamente também? Garanto que os efeitos serão benéficos e não terá mais medo de acreditar em algo tão surreal assim.

Outro dia li algo no Twitter mais ou menos assim: “Amar é permitir que alguém possa te magoar. E confiar que isso não vai acontecer”. Quando sentir-se amada e amar realmente alguém, verá que ele pegará esse seu medo de ser desacreditada e quebrar a cara novamente e o transformará em um novo conceito, em um novo padrão, onde poderá esperar de novo alguém que queira apenas você, que precise apenas de você e que te fará se sentir uma mulher única. E todos os demais serão exceções à sua nova regra. E você irá querer mais disso, mais dessa nova regra. E se sentirá tão bem e tão acolhida que não terá medo de ser quebrada por ele. Pois sentirá que isso não terá a menor chance de acontecer.

Sou dos mais descrentes que conheço e ainda assim fui surpreendido. Por isso posso dizer, sem medo de errar, que você fatalmente será surpreendida por alguém se confiar no que ele sente por você e no que você sente por ele. Ambos podem ter sido infiéis no passado, mas terão uma relação leal, baseada em preceitos básicos como a admiração, o respeito, o desejo, a sinceridade e a cumplicidade. Com tudo isso, duvido que haja espaço para uma terceira pessoa. Ou uma quarta... ou uma quinta...

Amar é um verbo que se conjuga na primeira e na segunda pessoa do singular da relação: eu e tu, apenas. Mas fidelidade é um conceito conjugado na primeira pessoa do plural do que ambos têm. É aquele “nós” que faz toda a diferença. Você só teve homens que não souberam conjugar os verbos certos contigo. Mas ainda chegará um que te trará os verbos novos, aqueles verbos que sempre esperou. Deixe o pretérito imperfeito para trás. Quem sabe algo mais-que-perfeito não te aguarda logo ali na esquina?

10 comentários:

  1. Anônimo disse...
  2. Existem homens fiéis... Nao descobri onde eles estao ainda. rs!!! Brincadeira. Acredito que vai de cada relacionamento, de cada situaçao, homens sao fiéis ou nao, de acordo com o momento, com o sentimento. Se eles podem ser fiéis? Podem, mas nao exclusivamente de vc, portanto nao se culpe por algo que vc nao fez...

  3. Anônimo disse...
  4. Acredito que haja fidelidade mesmo em uma relacao mas nao acredito que a mesma pessoa possa ser fiel depois de ter traido aquela relacao em que estava. Ela ate pode ser fiel em outro namoro ou casamento, mas nao sera mais naquele namoro onde ja pisou na bola. Se ele fez uma vez com vc, fara outras vezes com vc.

  5. Jo. disse...
  6. Mulher ouve tanto isso "não existe homem fiel" que parece que já nos preparamos antecipadamente para o chifre -_- MAS, também acredito que a fidelidade está ligada à lealdade, ao respeito e ao amor. Acho que os dois tem que sentir que são amados e que amam o parceiro, assim serão fiéis. Acho que a dúvida se ama ou se é amado é meio caminho para o chifre.

  7. Anônimo disse...
  8. Me vi nesse texto... controladora de passos, um medo de ser traída, mas motivo q é bom nunca houve.

  9. Aninha disse...
  10. Acredito na fidelidade, fui fiel durante 10 anos e no fim traí! Sempre tive medo de traição, so de pensar doía... Simplesmente o amor que tinha por ele acabou, será que existiu mesmo?Acredito que sim, mas acabou.Pedi a separação, conversei, expliquei e disse que não estava feliz, ele não aceita ... diz que me ama. Não aguentei a pressão e procurei um refugio ... Coisas da vida...

  11. Anônimo disse...
  12. "Se um dia ele perder, o que fará? Irá dizer que mudou, que não precisa de outras que será apenas você agora. Depois de um tempo ele volta pra zona de conforto e faz o que? Volta a agir de novo como antes, procurando outras mulheres. Vira um ciclo vicioso e pra que? Pra se satisfazer com pouco? Com metade? Ir dormir sabendo que não é o suficiente para ele e que não terá como ser única na vida dele? "

    É exatamente o que estou vivendo agora, fui traída , ele pediu perdão, resolvi dar uma 2ª chance. Quem me lê deve concluir imediatamente que sou burra, o que eu entendo perfeitamente, mas o arrependimento dele parecia sincero de verdade, não saiu de perto nos 20 dias que passei terminada com ele. Essa história tem 1 mês, e nesse tempo ele tem se comportado como se realmente tivesse medo de me perder novamente, dá satisfações sem eu questionar, essas coisas.

    Ocorre que o estrago já está feito e eu fico sempre me perguntando "quanto tempo isso vai durar?". Por isso esse trecho foi como um soco no estômago pra mim, é de algo assim que tenho medo.

    Isso me deixa cada vez mais confusa e infeliz, sem saber o que fazer...

  13. Anônimo disse...
  14. "Homem fiel não existe" uma das sentenças mais cruéis com as mulheres

  15. Carol Viana disse...
  16. Eu não acredito mais na conjugação "nós"... é, querido Fê, acho que trocamos de posição.. quem sabe lendo de novo essa tua resposta, vejamos...

  17. Carla de Deus disse...
  18. Tenho pensado muito no assunto fidelidade, esse texto me fez refletir mais um tanto, mas afinal, o que é fidelidade? Não sair com outras(os) pessoas? Ser companheira(o)? Conheço o caso de um cara que (se saiba) nunca traiu a esposa, mas em compensação a humilhava o tempo todo que estavam juntos; Conheço outro caso de um cara que vivia ficando com outras mulheres, mas tratava a esposa como uma rainha, o amor por ela era visível! Qual deles é melhor? Afirmo que na vida, em todas as regras há exceções e afirmar que não existam homens fiéis é um equívoco. Como disse o Felipe, podem haver sim relações fiéis! Mas me parece que pra autora desse texto, fidelidade é paramêtro para auto afirmação, como se ela só possa ser traída se não for uma boa esposa, dona de casa, gostosa e etc. E se for traída, prova que não é uma mulher perfeita! Uma coisa não é dependente da outra. Liberte-se! Você trai a si mesma quando cobra tanto a própria perfeição no relacionamento, pelo simples motivo que não existe perfeição, existe sim aquele que consideramos perfeito para nós e mesmo assim, essa pessoa tem seus defeitos como nós. Nós temos o hábito de procurar por homens com determinadas qualidades, pq não mudamos o foco? Por que não observamos o que consideramos defeitos e pensamos se conseguimos conviver com eles? Pense nisso! Bom, essa é minha modesta opinião... Boa sorte!

  19. Anônimo disse...
  20. Nunca pensei em ouvir (ops, ler), isso que acabei de ler de um homem!

    "Ogro" você me surpreendeu. Assim como todo mundo me aconselhava quando era solteira, sem filhos e 22kg mais magra (não nova, porque infelizmente tenho estes 22kg a mais apenas há 1 ano após o nascimento do meu primeiro filho), à assistir o filme "Uma linda mulher" e só fui assistir agora, após 930714087432974329870 brigas com meu marido 15 anos mais velho que eu (24 e 38), e pensei: "que merda de filme, não sei porquê estou assistindo isso, não existe essa baboseira", e pensei a mesma coisa quando li seu texto e ainda mais "só pode ter sido escrito por uma mulher".

    Bom ... me surpreendi, é a primeira vez que entro no seu site e pesquisei "traição" e "sogra" (meus atuais fantasmas e que o motivo pelo qual minha vida virou um inferno), este é o primeiro texto que li.

    Gostei, suas palavras foram doces e carinhosas, porém a realidade que eu vivo é mais dura que "pau de tarado" (nem me lembro mais o que é isso, e ainda estamos somente no 2º ano de casados).

    Você escreve muito bem, parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...